Atendimento Nacional (11) 3133.5766
Foco no rosto de pessoa usando óculos de proteção

Entenda a importância dos óculos de proteção para o cuidado com os olhos no trabalho

Durante a jornada de trabalho, alguns funcionários podem exercer funções que demandam atenção e cuidado, além da utilização do EPI correto. Os óculos de proteção são considerados equipamentos essenciais para assegurar a proteção aos olhos e segurança na execução das atividades.

Sendo assim, é vital conhecer um pouco mais sobre esse equipamento, além das suas principais características e pontos relevantes ao uso. O cuidado com os olhos no ambiente de trabalho é ponto fundamental para proporcionar um local mais seguro seguindo todas as regras e normas técnicas.

Quer saber mais sobre os óculos de proteção e a importância do cuidado com os olhos no trabalho? Continue a leitura e descubra!

A importância dos óculos de proteção para a segurança do trabalhador

Já imaginou um ambiente de trabalho onde o funcionário esteja sujeito a algumas situações perigosas, principalmente em relação aos seus olhos? Pois, essa é uma preocupação essencial na hora de garantir um local seguro, sem sujeitar os funcionários a riscos ou elementos prejudiciais.

Com isso, os óculos de proteção desempenham função primordial para assegurar a boa execução das atividades durante a jornada de trabalho. E, existem ainda algumas diferenciações conforme o risco exposto, como: 

  • Biológico: se caracteriza principalmente com os profissionais que atuam na área da saúde e médica, expostos a resíduos ou fluidos contaminantes;
  • Químico: ligado aos profissionais que desempenham algum tipo de tarefa com materiais corrosivos. Alguns cenários são as indústrias química, farmacêutica e os laboratórios de pesquisa;
  • Físico: é quando no exercício das atividades relacionadas ao trabalho pode ocorrer lançamento de partículas que podem ir diretamente para os olhos. Com isso, setores como a construção civil, marcenaria e indústria metalúrgica são ótimos exemplos de onde esses cenários podem acontecer.

Os acidentes na área dos olhos

Os acidentes de trabalho que tem como área atingida os olhos são graves, pois prejudicam a visão dos funcionários. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia indica que quase 98% dos acidentes poderiam ser evitados.

Isso demonstra a importância da utilização correta dos óculos de proteção, principalmente nos diversos setores da indústria que oferecem risco à saúde dos profissionais. Com isso, além de prevenir acidentes, suavizam os efeitos do contato prolongado com agentes nocivos no local.

A utilização dos óculos de proteção e seus modelos

No Brasil, ainda não há normas de segurança desenvolvidas especificamente com objetivo de entregar um padrão mínimo de segurança ao ambiente de trabalho. E, mesmo que não exista uma regra específica para os óculos de proteção, a norma americana ANSI Z87.1-2015 é usada no país com essa finalidade.

Com esses critérios existem alguns modelos diferentes de óculos de proteção para as mais diversas finalidades.

Modelo tradicional ou com haste

Esse é considerado como um dos modelos mais comuns de óculos de proteção e oferece diversos tipos de tratamentos e lentes. As variações das cores também demonstram a intensidade luminosa que o funcionário suportará durante o uso:

  • lentes escuras: são para ambientes com alta luminosidade, inclusive em céu aberto;
  • lentes amarelas ou incolores: são para locais com baixa ou pouca iluminação.

E, outro ponto importante é que esses tipos de óculos de proteção também são uma ótima forma de filtrar os raios UVA, UVB e UVC. Eles contam também com revestimentos específicos para antirrisco ou antiembaçante. 

Modelo de ampla visão

Já no modelo de ampla visão, os óculos de proteção contam com lente única, que oferece visão completa e panorâmica para o profissional. Esse é um ponto importante em tarefas que devem ser executadas em ambientes com poeira e partículas em suspensão, devido à sua boa vedação a partir do silicone.

A sua aplicação se dá geralmente em canteiros de obra, setores de usinagem e madeireiras. Ótimos exemplos são campos de demolição ou perfuração, além de serrarias e locais com estilhaços. 

Óculos de proteção com sobreposição

Existem funcionários que devem utilizar óculos com algum grau de correção visual, conforme seu problema oftalmológico. E, é para isso que foram desenvolvidos os óculos de sobreposição.

Seu uso se dá de forma sobreposta aos óculos comuns utilizados pelo profissional, trabalhando em conjunto para proteger e corrigir sua visão. Para isso ser realizado corretamente, existem alguns pontos de atenção, como: 

  • deve-se garantir um espaço adequado entre os óculos;
  • esse espaço precisa manter uma área correta de cobertura, concedendo boa visibilidade;
  • é necessário conter também uma curvatura lateral para melhorar a aderência e  capacidade visual;
  • além da possibilidade de ter fendas ou entradas para ventilação, otimizando ainda mais seu uso.

Óculos de proteção com grau

Os óculos de proteção com grau são considerados como uma ótima opção para os funcionários que necessitam de alguma correção visual e atuam em áreas de risco. Com isso, podem contar com uma possibilidade além dos óculos de sobreposição, otimizando a realização das suas atividades e sua segurança.

Outro ponto importante são os trabalhadores que por algum motivo não se adaptaram ao modelo de sobreposição. Assim, esse tipo de óculos de proteção opera nos dois sentidos, corrigindo a visão e oferecendo proteção contra ou partículas volantes de produtos químicos durante a execução do trabalho.

A proteção dos olhos é fundamental no desenvolvimento das funções de trabalho

Ter uma cultura empresarial voltada à proteção dos olhos e segurança do trabalhador é fundamental para o desenvolvimento das atividades. Assim, é vital fornecer EPIs de qualidade, com as certificações de segurança.

Com isso em mente, a Danny EPI reconhece que esse tipo de proteção é imprescindível para qualquer setor da indústria e atividade que ofereça risco aos olhos. E, além disso, é importante ir atrás das informações relevantes quanto às medidas de segurança.

Conte com a Danny EPI e seu amplo portfólio de óculos de segurança contra impactos, alta ou baixa luminosidade e contra raios UVA, UVB e UVC. Todos esses tipos de óculos de proteção estão disponíveis nos modelos convencionais e com ampla visão.

Assim, após estudos e análises é importante realizar a aquisição de EPIs de qualidade e proporcionem segurança no local de trabalho. Isso permite que a execução das atividades do dia a dia sejam executadas da melhor forma possível, minimizando os riscos de possíveis acidentes e qualquer tipo de impacto na saúde dos funcionários.

Acesse o site da Danny EPI e conheça um pouco mais sobre a nossa ampla linha de óculos de proteção!

Entenda a importância dos óculos de proteção para o cuidado com os olhos no trabalho

Categorias