Editorial COVID-19

01 de setembro de 2021

Certificado de vacinação da COVID-19: Para que serve e como tirar seu comprovante digital

pt https://www.danny.com.br/public/files/dATfoCq04PnYYaltQmAEWg0rt810JRG3gLQP3My1.png

A vacinação contra a COVID -19 já alcançou mais de 129 milhões de brasileiros com a primeira dose e mais de 60 milhões de pessoas com a vacina em dose dupla ou dose única. Com isso, algumas programações de lazer e entretenimento em convívio social começam a se intensificar nas cidades do país. No entanto, protocolos de segurança ainda são necessários e em alguns lugares, a comprovação de imunização dos participantes. Mas como comprovar que estou vacinado? Preciso levar o comprovante físico para todos os locais agora? Saiba a resposta destas e outras perguntas relacionadas ao assunto neste post do Editorial COVID-19.  

Para que eu preciso do certificado de vacinação?

Alguns governos estaduais estabeleceram via decreto, que é um pré-requisito apresentar o comprovante da vacina para frequentar espaço fechados, como: bares, restaurantes, cinemas, academias e até realização de cirurgias não eletivas. Empresas privadas podem sugerir como pré-requisito a imunização parcial ou total para prestarem seus serviços, como: companhias aéreas, centro de convenções e eventos. Todos os estabelecimentos que adotarem as medidas poderão barrar a circulação das pessoas que não apresentarem o comprovante. Os decretos têm como finalidade garantir que pessoas não vacinadas não circulem em ambientes de convívio social promovendo a contaminação em massa. https://www.danny.com.br/blog-post/variante-delta-da-covid-19/  

Como comprovar a vacinação?

O único documento valido para comprovar sua imunização é o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que você recebeu no posto de vacinação quando tomou suas(s) dose(s) da vacina ou através da emissão on-line no Portal Conecte SUS.  

Conecte SUS Cidadão: Certificado da vacinação da COVID-19

O que é o Conecte SUS?

O Conecte SUS Cidadão é um portal do Ministério da Saúde do Governo Federal, que tem como finalidade centralizar as informações e histórico médico do paciente público e privado. Dentre essas informações estão: exames, medicação, internações e vacinas aplicadas.

O que preciso para poder emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 através do Conecte SUS?

Precisa ter tomado as duas doses da vacina (no caso de imunização com a AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer) ou dose única (no caso de imunização com a Janssen). Caso tenha tomado apenas a primeira dose da vacina de duas doses, não será possível a emissão do certificado digital de vacinação através do Conecte SUS.

Depois de quanto tempo posso emitir o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 através do Conecte SUS?

O prazo máximo para atualização das informações no sistema governamental é de 10 dias. Caso tenha passado o prazo e mesmo assim você não conseguiu emitir seu comprovante de vacinação, entre em contato com o Disque Saúde através do telefone 136.  

Conecte SUS Cidadão: Como emitir o certificado da vacinação?

Baixe o aplicativo Conecte SUS Cidadão;

Disponível nas versões Android e IOS 

Faça o login;

Através da sua conta de acesso do Governo Federal, caso não possua, é só clicar no botão “Crie sua conta” e preencher os dados solicitados 

Clique em vacinas;

Localizado no menu central “ações rápidas” 

Clique no registro das doses;

Para exibir de forma detalhada seu processo vacinal 

Clique em certificado de vacinação;

Localizado no inferior da sua tela Pronto, agora é só salvar em PDF ou imprimir. Ele está habilitado nos idiomas portugueses (BR), inglês (EUA) e espanhol (ES).   Para ter acesso ao certificado por meio digital é necessário tomar as duas doses da vacina, por isso, ao chegar a sua vez, complete seu processo vacinal e tome a segunda dose do imunizante. Compartilhe esta informação nas suas redes sociais para que outras pessoas estejam cientes dessas informações. Veja mais orientações e dicas no nosso Editorial COVID-19.  

Fontes: Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.