Editorial COVID-19

29 de abril de 2021

4 motivos para tomar a segunda dose da vacina contra o coronavírus

pt https://www.danny.com.br/public/files/noIPBEa2BhTTcl7gQtg51S5iPl6gPDGYnkWbjub8.png

Segundo o Ministério da Saúde, até abril de 2021, mais de 1,5 milhão de pessoas não voltaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose da vacina contra a COVID-19, por isso, separamos quatro motivos para você não deixar de tomar a segunda dose da vacina da COVID-19.  

#1: A VACINA SÓ É EFICIENTE COM DUAS DOSES

As vacinas mais utilizadas no Brasil, da Oxford/AstraZeneca e da Sinovac/Butantan, devem ser utilizadas em dose dupla para garantir a eficácia de 76% e 50,8% respectivamente. Assim como as vacinas da Moderna, Pfizer e a Sputnik V. Apenas a vacina da Janssen (Johnson & Johnson) teve resultados satisfatórios com a aplicação de dose única.  

#2: POSSIBILITA VOLTARMOS A CONVIVER EM SOCIEDADE

Para garantir a imunização da população como um todo, é necessário a vacinação em duas doses. Se uma parte significativa da população tomar apenas a dose única da vacina, pode não ser suficiente para combatermos a pandemia da COVID-19 e voltarmos a nos socializar normalmente. Posso pegar Coronavírus depois de tomar a vacina? 

 

#3: DIMINUI A PROLIFERAÇÃO DE NOVAS VARIANTES

Já estamos vendo variantes do coronavírus sendo geradas em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Até o presente momento, as vacinas em aplicação de dose dupla são suficientes para o combate dessas variantes, no entanto, caso uma parcela da população não tome a segunda dose, podemos ver o surgimento de variantes mais nocivas, que não podem ser controladas pelas vacinas que temos atualmente.  

#4: REDUZ A PROBABILIDADE DE HOSPITALIZAÇÃO

A dosagem dupla garante a redução massiva dos casos graves e de internações hospitalares. Num cenário de escassez de leitos de UTI, é ainda mais importante tomarmos as duas doses. 

Dados divulgados pelo Instituto Butantan e pelo Governo do Estado de São Paulo sobre a CoronaVac.

Fonte: Instituto Butantan

  Desde o início da campanha de vacinação contra a COVID-19 no Brasil, um dos principais problemas que as autoridades de saúde vêm enfrentando é a dificuldade em vacinar toda a população, por isso, não deixe de ir tomar a segunda dose dentro do prazo estipulado. Informe-se no posto de vacinação quando você deverá retornar para tomar a segunda dose da vacina. Fique atento ao intervalo de vacinação entre a primeira e a segunda dose, de 14 a 28 dias. Caso você tenha perdido o prazo, procure um posto de vacinação o mais breve possível ou se informe no Disque Saúde através do 136. Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais, ajude a manter as pessoas informadas sobre a importância do calendário de vacinação. Acompanhe outros temas e dicas sobre o coronavírus através do nosso Editorial COVID-19. Fontes: Ministério da Saúde, Governo do Estado de São Paulo e Veja Saúde.