Editorial COVID-19
29 de outubro de 20207 passos para manter a qualidade de vida na pandemia da COVID-19

Em tempos de quarentena, como manter a qualidade de vida?
Toda situação desconhecida, inesperada ou incerta faz com que nos sintamos inseguros, indefesos. E o que fazer para amenizar os sintomas de ansiedade e viver de maneira mais saudável? Pensando sobre o que podemos aprender nessa fase, separamos algumas dicas para você:
Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação e, ultimamente estamos sobrecarregados de notícias. Uma dica importante durante a quarentena é não ficar o dia todo buscando noticiários na tentativa de estar 100% dentro do que acontece ao redor do mundo. Escolha um horário específico e uma fonte confiável de informação, assim você não passará o dia todo focado nisso.
Para quem está em home office, especificar horários de início e fim de expediente, organizar suas reuniões, estabelecer metas diárias pode ser uma estratégia eficaz e ajuda a manter a mente organizada, ativa e positiva.
Podemos estar isolados em casa, mas continuamos rodeados de pessoas. Existem canais de comunicação para nos manter conectados e ter momentos sociais. Sendo assim, conecte-se, compartilhe seu dia e suas experiências, fale mais com as pessoas, isso vai te fazer bem.
Ao longo dos dias de quarentena, algo essencial para incluir na rotina é reservar um tempo só seu. Separe um momento para relaxar, ler um livro, fazer exercícios físicos, algo que seja realmente para você.
Neste momento é natural não termos tanta motivação... mas autocuidado também é respeitar seu tempo para processar o que está acontecendo à sua volta.
Se estiver de home office, deve lembrar que a realidade do escritório agora está na sua casa. Isso significa que você continua na companhia de um computador e gastando longas horas em frente a ele. A dica aqui é fazer pequenas pausas durante o expediente para alongar-se, assim, você irá cuidar da sua postura e da sua saúde (física e mental). Faça um intervalo quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo na mesma posição.
Como já citamos, as pessoas são seres sociáveis. Ficar recluso em casa pode ser uma missão difícil, então fazemos uso da tecnologia para nos aproximar da família e dos amigos. Porém, se não forem bem utilizadas, as redes sociais podem consumir tempo além do necessário.
Existe muita coisa boa para fazer off-line, como ler livros, ver filmes, escutar músicas. A rede social precisa ser uma aliada do seu bem-estar e não causar seu adoecimento.
Embora o isolamento tenha seu preço, há quem esteja experimentando exatamente o outro lado por não poder ficar em casa. Essas pessoas, além de reforçarem a precaução contra o coronavírus, também podem utilizar algumas das dicas acima para aliviarem o próprio estresse, como usar as redes sociais para manter contato com família e amigos.
Portanto, a receita para viver melhor e ter mais qualidade de vida em tempos de COVID-19 e quarentena é manter a calma, sempre focando que o ideal é trocar o medo pela possibilidade de aprender e sair mais forte dessa situação.
Fonte: https://mindfulnessparaodiadia.blogosfera.uol.com.br/2020/04/01/mindfulness-em-tempos-de-coronavirus-quarentena