Atendimento Nacional (11) 3133.5766
ÓCULOS IN OUT – FUNÇÕES E UTILIZAÇÃO

Óculos In Out – Funções e Utilização

O dia a dia do profissional de segurança do trabalho no Brasil nunca foi simples, e uma das tarefas mais difíceis é fazer a adequação dos equipamentos de proteção individual.

Uma das partes mais sensíveis e expostas do nosso corpo são os olhos, o que torna imprescindível o uso de equipamentos para a manutenção da integridade física do colaborador. No entanto, são muito comuns as reclamações por falta de adaptação do usuário a este tipo de EPI.

Em atividades e funções à céu aberto, com jornadas até o fim da tarde ou onde há grande movimentação com transição entre áreas cobertas e descobertas, essa adequação fica mais difícil, porque além da adaptação do colaborador ao EPI, existe um grande incomodo visual, pois as pupilas dos olhos devem trabalhar constantemente para se adaptar às condições e níveis de luz.

Já passou por esta dificuldade? Então convidamos você a conhecer um pouco mais sobre este tema!

 

Adaptação de óculos de segurança

É um grande desafio adequar este tipo de EPI, sendo necessário levar em consideração a grande diversidade de étnica brasileira. Esta miscigenação, que deixa tão rica nossa cultura, traz uma infinidade de tipos de face: alongada, mais arredondada, maçãs do rosto altas ou baixas, etc.

Tendo este entendimento, a melhor forma de proceder é manter disponível ao menos dois ou três modelos de óculos à disposição dos colaboradores, para que cada um possa escolher o que melhor se adapta ao seu rosto. Como já sabemos, o melhor EPI é aquele que o colaborador realmente utiliza.

Porém, isso resolve a questão da proteção contra partículas, ficando ainda um tema que geram muitas dúvidas: proteção contra luminosidade.

 

Proteção UV x Conforto visual

Precisamos diferenciar o que é a proteção contra os raios UV do conforto visual. A proteção contra raios UV, nocivos não só a nossa pele, mas também aos nossos olhos, é proporcionada pelo policarbonato dos óculos de proteção. Esta matéria prima, se de qualidade como os utilizados nos óculos de segurança da Danny, são capazes de filtrar até 99% dos raios UV, índices muito superiores do que os dos óculos de sol tradicionais encontrados em lojas convencionais.

Desta forma, a proteção primária dos óculos, ou seja, a proteção contra partículas e contra raios UV, estão garantidas. Precisamos agora fazer a adequação das cores, pois elas vão trazer mais conforto aos trabalhadores.

Utilização

Sabemos que a lente incolor é a mais adequada para trabalhos em linhas de produção ou dentro de ambientes com luminosidade controlada, e os óculos com lente fumê ou cinza para trabalhos em ambientes abertos.

Mas existe um problema nesta última situação. Nos trabalhos em céu aberto, estamos expostos às condições climáticas, como por exemplo um dia mais nublado ou encoberto. Além das condições meteorológicas, temos que avaliar se ao término do dia (no entardecer) a lente fumê ou cinza vai dar visibilidade suficiente para que o colaborador execute bem e com segurança suas atividades.

Outro exemplo clássico deste tipo de condição adversa para o conforto visual são os times de manutenção e logística, pois estão constantemente saindo e entrando de galpões. Este choque visual causado pela mudança rápida de luminosidade pode trazer não só um desconforto, mas gerar dores de cabeça, cansaço e ocasionar um acidente, pois por frações de segundo os olhos ficam impossibilitados. Imagine essa situação ocorrendo com um operador de empilhadeira, essas frações de segundo podem significar um acidente grave.

 

Os 3 modelos de óculos de proteção mais usados para graduação

Para estes tipos de atividade o mais indicado é o uso das lentes In Out, pois proporcionam um conforto visual adequado, reduzindo esse efeito da transição rápida entre áreas abertas e fechadas, assim como garante que o trabalhador possa continuar utilizando os óculos de segurança até o final da jornada em atividades a céu aberto ou em dias mais fechados.

As lentes In Out têm uma tonalidade intermediária, que torna confortável o uso contínuo dos óculos, não sendo necessário fazer a alternância entre as lentes incolor e fumê. Outro fato relevante é que, esteticamente, são bonitas e este é um ponto que cada vez mais devemos levar em consideração, afinal, cuidar e proteger é fazer com que os colaboradores de nossas empresas estejam confortáveis e se sintam bem ao utilizarem os EPI’s adequados para cada função.

Esperamos ter ajudado com essas dicas e continue acompanhando o nosso blog e esteja sempre informado sobre as novidades do mundo da SST.

Óculos In Out – Funções e Utilização