Editorial COVID-19

19 de novembro de 2020

Máscara de tecido: você está realmente protegido?

pt https://www.danny.com.br/public/files/Hpn4mXfSyGkkq6SKLkZLfAp5WKngDHxZCIP6sfNF.png
Hoje vamos tratar de um tema que interessa a todos: o uso correto da máscara de tecido. Esta tem sido a opção de muitos devido ao fato de sua reutilização. Avaliando a longo prazo, é mais econômico escolher o tipo de máscara que permite lavagem e reuso. Mas você sabe qual o procedimento correto para estar realmente protegido pela máscara de tecido? Reunimos todos os cuidados que o usuário deve ter ao utilizar esse tipo de máscara para ter 100% de aproveitamento da proteção que o acessório é capaz de trazer. Veja abaixo:  

1. Na hora de vestir

A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada. Cubra a boca e o nariz e amarre ou prenda de forma que fique bem ajustada, não deixando espaços frouxos entre o rosto e a máscara.  

2. A máscara pode ser usada até ficar úmida

Depois de umedecida, é preciso trocar. Se estiver na rua, coloque a máscara já usada em um saco fechado para não contaminar o restante de seus pertences.  

3. Durante a utilização

Ao se deslocar em locais fechados ou áreas internas, a utilização da máscara se torna obrigatória. É recomendado manter distância mínima de 1,5 m entre as pessoas.  

4. Não fique tocando na máscara

Após coloca-la, não toque no rosto ou fique ajustando a máscara na rua.    

5. Antes de remover

Ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão. Seque-as bem, antes de tirar a máscara.  

6. Na hora de remover

Remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocá-la na parte da frente.  

7. Higienização

Lave a máscara com água e sabão ou água sanitária (diluída em água). Lave as mãos novamente com água e sabão.   A Danny reforça a importância em cumprir as recomendações e medidas de higiene para o combate ao coronavírus. Continue nos acompanhando para mais recomendações como esta. Juntos, somos mais fortes na superação da pandemia.   Fonte: Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz