Atendimento Nacional (11) 3133.5766
Homem usando equipamento de proteção soldando peça

Indústria metalmecânica: entenda a importância de trabalhar em segurança

Em constante expansão, a indústria metalmecânica influencia e apoia o funcionamento de outros setores.

Segundo o Ranking Mundial de Competitividade, estudo realizado pelo International Institute for Management Development (IMD), o Brasil ocupa a 57° posição de países onde mais crescem indústrias metalmecânicas.

Isso indica que as empresas brasileiras precisam dedicar muita atenção em seus processos e funcionários. Embora esteja em constante crescimento, existem fatores na indústria metalmecânica, como: falta de infraestrutura e condições de trabalho, que corroboram para a não segurança no ambiente desse setor.

Além das considerações de gestão de risco necessárias para proteger os empregados, existem alguns pontos que requerem atenção especial ou são exclusivas do setor.

Máquinas desprotegidas, metal afiado, produtos químicos tóxicos e poeira são apenas alguns dos perigos que as equipes enfrentam diariamente.

Como todos os processos industriais, a metalmecânica sofreu grandes mudanças ao longo da história. Contudo, continua a contribuir com o surgimento de novas tecnologias essenciais e ferramentas úteis à sociedade.

Mesmo com grande potencial industrial, e colaborando com desenvolvimento de novas tecnologias, os perigos que os profissionais enfrentam são diários, sendo:

  • ergonômicos: esforço físico necessário para realizar algumas tarefas, a vivência de situações de estresse e lesões que podem ser causadas por má postura; 
  • químicos: exposição a uma grande variedade de poeiras perigosas, vapores, gases e outros produtos químicos pode ocorrer durante operações de fundição e refino. Esmagamento e moagem do minério, em particular, resultam em altas exposições a pó de sílica e metais tóxicos. Também pode haver exposições de poeira durante as operações de manutenção do forno;
  • físicos: o contato com temperaturas extremas ou suas oscilações, as mudanças de umidade no ar, as vibrações e ruídos, os sons em decibéis que podem afetar os ouvidos e, até mesmo, a radiação.

Para mitigar esses riscos, os empregadores precisam determinar quais equipamentos de proteção são necessários para que cada funcionário realize suas tarefas com segurança. No entanto, o EPI certo deve variar conforme a atividade. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Trabalhar em segurança na indústria metalmecânica

As boas práticas de segurança podem ajudar a reduzir alguns dos mais graves riscos que as máquinas de metalmecânica podem representar. Assim, cobrir os requisitos básicos, como o uso de roupas de proteção, óculos e manter o espaço de trabalho limpo — ajudará significativamente.

Sem dúvidas, equipar os funcionários com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) corretos contorna diversos problemas e evita que danos sejam causados.

Além disso, a empresa passa a atender requisitos da legislação trabalhista, diminui os afastamentos causados por problemas de saúde e incentiva a produtividade.

Trabalhar na indústria metalmecânica representa alguns perigos únicos que não são encontrados em outros lugares. Por isso, se não houver cuidado, os funcionários podem se machucar em uma peça de metal.

Se o seu trabalho envolve metalurgia, você pode seguir estas dicas de segurança industrial para começar a proteger os profissionais contra lesões.

Evite roupas folgadas

Outra dica de segurança é evitar usar roupas soltas. A indústria metalmecânica envolve o uso de máquinas, como tornos e fresadoras, para cortar ou deformar peças de metal.

Com o uso de roupas folgadas, há a possibilidade de ficar preso em um desses equipamentos. Portanto, deve-se ter cuidado com as vestimentas ao trabalhar no setor metalmecânico.

Mantenha a conservação das máquinas

Todo o maquinário requer manutenção regular. Seja uma furadeira ou torno comercial, o cuidado deve ser mantido.

Quando máquinas e equipamentos são negligenciados, eles podem falhar durante o uso. Ao mesmo tempo, o erro pode levar a lesões físicas e afastar os funcionários do trabalho.

Não se esqueça dos equipamentos de segurança!

A segurança é muito importante e deve ser priorizada pelas empresas. Por isso, fornecer EPIs aos empregados é fundamental, ainda mais na indústria metalmecânica.

Os equipamentos de segurança protegem contra riscos à saúde e atendem aos requisitos de segurança no trabalho. O objetivo é reduzir a exposição dos funcionários a acidentes e evitar que tenham suas vidas afetadas pela falta do uso de EPIs.

Esses riscos podem estar em todos os lugares, desde pisos molhados até lascas de metal, provenientes da produção que caíram no chão da fábrica, entre outros perigos.

Vamos explorar alguns EPIs comumente usados na indústria metalmecânica e seus benefícios. Confira!

Proteção para os olhos

Os funcionários devem usar óculos de proteção, pois as lesões oculares relacionadas ao trabalho na indústria metalmecânica podem causar problemas graves, como cegueira. Isso se deve ao fato de que os estilhaços do metal usinado podem atingir a região dos olhos.

Os óculos de segurança proporcionam a proteção necessária para os olhos contra impactos, raios (UVA, UVB e UVC) e baixa ou alta luminosidade. Além disso, não afetam a visão e o profissional consegue trabalhar com conforto enquanto se mantém protegido.

A Danny EPI fornece versões com tratamento antiembaçante e antirrisco. Há também modelos contra partículas volantes frontais e versões que protegem contra partículas volantes multidirecionais.

Proteção para as mãos

Muitas atividades na indústria metalmecânica exigem o uso de luvas, itens essenciais para fornecer proteção da pele. Assim como a proteção ocular, o uso de luvas pode proteger sua equipe de lesões ao trabalhar em peças de metal, que geralmente têm bordas afiadas ou irregulares. Afinal, passar as mãos por uma das saliências pode causar uma laceração.

Com a proteção certa para as mãos, os funcionários ficam protegidos de acidentes. Dermatite de contato, câncer de pele, infecções cutâneas e outras lesões são tipos comuns de doença ocupacionais e podem gerar afastamentos parciais ou totais.

Alguns modelos comumente usados na indústria metalmecânica são resistentes a cortes e calor de contato, podem manter o tato e sensibilidade, entre outras características específicas de modelos diferentes.

O uso de luvas também ajuda a evitar perigos geralmente envolvidos ao trabalhar com:

  • vidro;
  • eletricidade;
  • chapas metálicas;
  • materiais quentes;
  • produtos químicos;
  • objetos escorregadios.

Proteção auricular

Os protetores auriculares são necessários para evitar perda auditiva induzida por ruído. Esses dispositivos reduzem os danos que podem afetar os ouvidos internos. 

Os abafadores e tampões de ouvido são os tipos mais comuns de EPI e são necessários para proteção auditiva de funcionários expostos a níveis de ruído iguais ou superiores a 85 decibéis durante um período de oito horas.

Invista em EPIs e evite acidentes

Usar EPI corretamente é vital para evitar ferimentos desnecessários no local de trabalho. A maioria dos trabalhadores que sofrem lesões nos olhos, cabeça e pé não estão usando equipamentos de proteção adequados. No entanto, o seu uso poderia reduzir lesões e economizar os custos relacionados.

Quando a gestão investe em segurança, demonstra sua preocupação com a equipe e não apenas para cumprir com as normas da segurança do trabalho. Mesmo no caso de funcionários temporários, também devem ser fornecidos EPIs no período que estiverem prestando serviço.

Por isso, você pode contar com a Danny EPI, que tem a missão de manter os profissionais seguros, com equipamentos de proteção confiáveis, produzidos com tecnologia e técnicas inovadoras para melhorar sua performance.

Além disso, oferece equipe técnica especializada para ajudar a identificar quais os melhores EPIs que atendem as necessidades da sua empresa.

O que você acha de conferir o portfólio da Danny EPI? Acesse o site e conheça nossas linhas de óculos e luvas de proteção.

Indústria metalmecânica: entenda a importância de trabalhar em segurança

Categorias