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Mulher usando máscara, na sessão de frutas e legumes no supermercado

Como a alimentação pode colaborar na imunidade contra o Coronavírus?

Sabemos que o fortalecimento do sistema imunológico ajuda no combate a bactérias, vírus e doenças, e com o Sars-CoV-2 da COVID-19 não é diferente. Por isso, apesar de não haver nenhum alimento infalível no combate ao Coronavírus, o fortalecimento do sistema imunológico através da alimentação pode ser um fator influenciador na prevenção contra o vírus.

Diante disso, separamos uma lista de alimentos e dicas que podem te ajudar no fortalecimento do sistema imunológico e consequentemente, no combate ao Coronavírus.

 

ALIMENTOS QUE FAZEM MAL

  • Alimentos processados e industrializados

Nutrientes e fibras de um alimento são perdidas no processo de industrialização, por isso, prefira os alimentos in natura.

 

  • Farinhas processadas – como trigo

Evite o consumo excessivo de farinhas muito processadas. A preparação de bolos com o uso das farinhas integrais pode ser uma ótima alternativa.

 

  • Açúcar e adoçantes sintéticos

Além dos doces, estão presentes em vários alimentos do dia a dia, como sucos de caixinha, refrigerantes e até alguns molhos. Substitua as bebidas açucaradas por sucos de acerola, maracujá, limão e outras frutas ricas em vitaminas. Fazendo o uso da própria fruta ou da polpa congelada.

 

  • Frutose e xarope de milho

Fuja de alimentos que tenham xarope de milho rico em frutose, consuma frutas entre as refeições e não como sobremesa.

 

  • Gorduras trans e hidrogenadas

Este tipo de gordura é responsável pelo aumento do nível de colesterol LDL, enfraquecendo o sistema imunológico. Por isso, atenção ao consumo de salgadinhos, sorvete, bolacha recheada, miojo e outros alimentos ricos neste tipo de gordura.

 

ALIMENTOS QUE FAZEM BEM

  • Gorduras insaturadas

Essas “gorduras boas” combatem o nível de colesterol e ajudam na absorção de vitaminas, colaborando no fortalecimento do sistema imunológico. Estão presentes em alimentos como peixes de águas frias, amendoim, castanhas, coco e óleos vegetais.

 

  • Proteínas vegetais

Grão-de-bico, feijão, soja, lentilha, ervilha são alguns dos vários alimentos que contém este tipo de proteína. Dê preferência a proteína vegetal em relação a proteína animal.

 

  • Vegetais crucíferos

Acelga, brócolis, couve, couve-flor, rabanete, rúcula e semelhantes possuem substâncias estimulantes para o sistema imunológico.

 

  • Cogumelos

Também atuam no estímulo do sistema imunológico.

 

  • Frutas vermelhas

Morango, amora, uva, framboesa, ameixa, acerola e romã são ricos em um imunoestimulante auxiliador para o sistema imunológico.

 

 

Vale ressaltar que não existe alimento que tenha relação direta no tratamento da COVID-19 e a alimentação por si só não é suficiente para combater o Coronavírus, por isso, não dispense o uso de máscara e os cuidados básicos de prevenção contra a COVID-19. Cuide-se e cuide dos seus.

 

Fontes: Além da prevenção – Saab Junior – Edmond e Veja Saúde

Como a alimentação pode colaborar na imunidade contra o Coronavírus?