Atendimento Nacional (11) 3133.5766
acidentes-com-as-maos

Acidentes com as mãos: parte do corpo mais afetada no trabalho

Segundo dados do IBGE, cerca de 35% dos acidentes de trabalho têm a mão ou membros como o braço afetados. Esse fato tem impacto direto no aumento da preocupação e da realização de práticas para prevenção de acidentes.

Os acidentes com as mãos impactam diretamente na produtividade do funcionário, sendo um grande ponto de atenção e cuidado. Essa preocupação vem porque as mãos desempenham papel fundamental na hora da execução de trabalhos manuais e até com alto grau de precisão.

Quer saber mais sobre as causas, consequências e formas de evitar os acidentes com as mãos? Continue acompanhando o artigo e descubra!

Acidentes com as mãos

Os seres humanos usam as mãos, tanto para explorar quanto para modificar o ambiente à sua volta. Desde o movimento em formato de pinça a capacidade de manusear objetos são importantes para qualquer atividade, visto que promovem a execução de tarefas.

Com isso, é fundamental analisar um pouco mais as causas e consequências dos acidentes com as mãos — além de saber como evitá-los. Afinal, o ramo industrial é um dos setores da produção nacional mais importantes e também que trazem mais riscos para essa parte do corpo.

As principais causas e consequências dos acidentes com as mãos

Uma das principais causas dos acidentes com as mãos é a falta de equipamentos adequados na hora de aplicar as técnicas corretas de trabalho. Alguns exemplos são:

  • utilização inadequada dos equipamentos de proteção individual;
  • falta de treinamento e informação correta sobre a execução do serviço;
  • desrespeito às normas de segurança por parte da empresa e do funcionário;
  • falta de padronização dos processos, sem regras e ordem de execução específica;
  • máquinas e ferramentas defeituosas, que não oferecem um nível de proteção adequado para o trabalho.

Todos esses exemplos são pontos de atenção e podem causar danos irreparáveis para a saúde. As consequências dos acidentes com as mãos são a perda da autonomia no trabalho e, em alguns casos, o afastamento total do funcionário.

É importante destacar que esses acidentes e consequências  devem ser evitados com práticas de proteção e segurança no trabalho

A importância de ter um EPI de qualidade

Os equipamentos de proteção individual são uma ótima forma de oferecer ainda mais proteção no ambiente de trabalho. Quando usados corretamente, conseguem minimizar ou mitigar possíveis riscos de acidentes com as mãos, melhorando a confiabilidade e segurança do funcionário.

Antes de escolher o EPI, é importante analisar alguns fatores para melhor proteção contra acidentes com as mãos. Sendo eles:

  • escolher o EPI por categoria de risco;
  • analisar a resistência nos testes submetidos;
  • identificar e especificar o tipo de trabalho executado;
  • reconhecer o tipo de risco e se há combinações de perigo.

Escolha a luva de segurança correta para sua utilização

Como mencionado anteriormente, é  importante escolher a luva correta conforme a utilização. Um ótimo exemplo é a luva de proteção que é aplicada quando o funcionário entra em contato com alguma parte energizada eletricamente.

A luva de PVC pode ser aplicada quando o trabalho é executado em contato com óleos ou solventes. E, outro ponto importante é combater qualquer prática errada, como a troca ou compartilhamento de EPIs, além de ter atenção a qualquer sinal de deterioração.

Para facilitar a escolha da sua luva de proteção contra acidentes com as mãos, a Danny EPI disponibiliza a linha Suprema e linha Essencial, além de sugerir os melhores equipamentos em categorias baseadas no:

  • risco;
  • família;
  • segmento.

Danny EPI: sua parceria de confiança!

Ter um parceiro de confiança para o fornecimento de EPIs é uma ótima forma de promover ainda mais cuidado e segurança no ambiente de trabalho. Por isso, a Danny EPI se destaca. Com melhor atendimento ao cliente, equipe interna focada no diagnóstico e identificação de equipamento adequado para cada caso.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades sobre a Danny EPI!

Acidentes com as mãos: parte do corpo mais afetada no trabalho

Categorias