Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Você considera a segurança do trabalho algo importante? Se a resposta for sim, você também valoriza o técnico em segurança do trabalho e talvez nem se dê conta. Este profissional tem um papel central na manutenção do ambiente de trabalhos de diversas maneiras.

Ele está diretamente envolvido em diversas ações de prevenção e sem o trabalho desse técnico, certamente os ambientes nas empresas seriam muito mais perigosos. Por isso, resolvemos dedicar o conteúdo desse dia 27 de novembro a esse profissional indispensável!

Curioso para saber mais sobre esse profissional? Continue lendo esse texto e descubra!

O QUE FAZ UM TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O técnico em segurança do trabalho realiza inúmeras atividades dentro das empresas, dentre elas estão a identificação de possíveis riscos ambientais, concepção de medidas de segurança e também supervisão das mesmas.

Além disso, ele faz parte de inúmeras equipes multiprofissionais a fim de executar serviços complexos, mantendo a empresa dentro das normas nacionais e internacionais de segurança, saúde e meio ambiente.

Sendo mais específicos na atuação do técnico em segurança do trabalho, ele é responsável por:

  • Realizar o levantamento dos riscos presentes nas instalações (condições de trabalho, equipamentos, práticas de segurança já implementadas);
  • Propor medidas de segurança para neutralizar esses riscos, além de normas, e modificações na infraestrutura;
  • Vistoriar os demais colaboradores assim como o ambiente de trabalho;
  • Investigar quaisquer acidentes que ocorram e tomar as providências necessárias, como a Comunicação de Acidente de Trabalho;
  • Realizar a orientação dos demais colaboradores sobre as medidas de segurança, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), etc.

Essas são suas principais funções, contudo, não para por aí. Mas qual o perfil do profissional que irá desenvolver essas atividades? Vamos falar sobre isso agora.

QUAL O PERFIL DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Pelas descrições das atividades mencionadas acima, já é possível inferir que o profissional que trabalha com segurança do trabalho necessita ter algumas características como: atenção aos detalhes e boas habilidades de comunicação.

Ademais, o mesmo deve estar sempre antenado sobre todas as novidades da área. Esta é baseada em leis e normas que estão sempre mudando.

Em 2019 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – órgão de regulamentação maior no Brasil – foi dissolvido, por exemplo. Isso traz inúmeros impactos e é preciso estar atento aos mesmos.

Quanto as interações interpessoais, é importante saber comunicar aos demais colaboradores – muitas vezes leigos – a necessidade das medidas de segurança e outras informações como o porquê de usar EPIs.

É necessário criar metodologias para comunicar-se efetivamente com os demais funcionários. Promover ações, reuniões e espaços de conversa para essa finalidade.

Não somente, esse profissional deve ser capaz de elaborar laudos de perícias, sendo assim, mais uma vez, a habilidade de comunicação faz-se necessária.

Portanto, ser um técnico em segurança do trabalho verdadeiramente capacitado não é uma tarefa fácil. É necessário procurar sempre novas informações e renovar os conhecimentos adquiridos na formação, afinal de contas, novas soluções são criadas todos os dias e as leis estão sempre mudando.

ONDE O TÉCNICO ATUA

Um único técnico não necessariamente é o responsável por todas essas atividades dentro de uma empresa, as maiores tendem a especializar a atuação desse profissional por setores.

Existem aqueles que realizam vistorias, garantindo que os equipamentos estão em ordem e os funcionários estão seguindo as normas de segurança, outros trabalham com outros profissionais em comissões como a CIPA, CSST, etc.

Este pode ainda ser um contratado fixo ou atuar como consultor, em ambos os casos é necessário criar relatórios descrevendo os achados relevantes.

Agora, você já está por dentro da importância desse profissional dentro dos empreendimentos. Ele é o responsável pela prevenção como um todo. Mas como ser um bom profissional? Basta ter as características comentadas acima? Vejamos a seguir.

COMO SER UM BOM TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

1# TRABALHO EM EQUIPE

Nenhum profissional consegue alcançar grandes feitos sozinho, especialmente quando se trata de grandes empresas. Sendo assim, conseguir trabalhar em equipe é a única forma de realizar um bom trabalho.

2# CONHECER MUITO BEM A EMPRESA

Um técnico que conhece a empresa como sua própria casa irá identificar qualquer irregularidade de forma muito mais intuitiva. Dessa forma, é possível corrigir e eliminar esses riscos de maneira muito mais eficiente, evitando acidentes e suas consequências, como assistência médica ao trabalhador e processos trabalhistas, por exemplo.

Por isso, é importante que os próprios gestores empoderem o profissional de segurança do trabalho a serem agentes da mudança.

3# REALIZAR AÇÕES EDUCATIVAS

Ações de conscientização a respeito da segurança no trabalho é algo fundamental para qualquer empresa, afinal de contas, é somente empoderando o próprio funcionário que a cultura da prevenção é desenvolvida.

Se um indivíduo não entende o porquê de utilizar um EPI, é muito provável que ele abandone o hábito e é aí que entra o papel (comunicador e didático) do técnico em segurança do trabalho. É importante ter encontros regulares para falar sobre prevenção e trocar informações com os demais colaboradores. Ênfase no termo “trocar”, o profissional também deve estar atento ao feedback dos seus colegas.

4# TENHA A VISÃO NO FUTURO

A grande questão da segurança do trabalho é a prevenção, sendo assim, um bom profissional que atue nessa área deve ter um olho no futuro. Afinal de contas, um pequeno erro hoje pode ter consequências gigantescas com o tempo.

Então, não basta só identificar um fator de risco, mas também prever o seu aparecimento.

5# SER PRÓXIMO DOS COLEGAS

Tente manter sempre uma abordagem amigável, pois isso ajuda a manter o clima agradável e aumenta as chances de ter um impacto verdadeiramente positivo, já que os profissionais de segurança são os maiores aliados na hora de prevenir acidentes – é importante que os colegas de trabalho possam contar com você.

Ficou claro o porquê o técnico em segurança do trabalho é indispensável? Continue acompanhando o nosso blog e se especialize cada vez mais nessa área.

Dia do Técnico de Segurança do Trabalho: entenda por que este profissional é indispensável