Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Descubra a maneira mais eficaz de escolher o óculos de segurança ideal

Hoje é o dia de conversar sobre um dos EPIs mais utilizados, os óculos de segurança. E a fama desses equipamentos não existe atoa, a proteção de nossos olhos é fundamental para garantir boa qualidade de vida.

Por um momento, imaginem a gravidade que seria perder a visão parcialmente ou pior, por completo. Além das consequências de um acidente em nossos olhos serem enormes, temos que entender que este órgão é uma das partes mais sensíveis e frágeis do nosso corpo, desta forma temos que realmente dar atenção ao tema.

Se quer saber mais sobre o assunto e os critérios para adequação da proteção aos olhos, continue lendo este post!

 

ÓCULOS DE PROTEÇÃO: POR QUE E QUANDO UTILIZAR?

O uso dos óculos de segurança evita e/ou atenua consequências de um acidente e o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Um exemplo simples é a comparação dos óculos de segurança ao protetor solar. Hora, utilizamos sempre o protetor solar ao ficar expostos em longas jornadas a céu aberto, por que então não temos o hábito de utilizar os óculos de segurança continuamente?

Os raios UV são prejudiciais também à saúde dos olhos, inclusive uma dúvida frequente é sobre a proteção dos óculos para este tipo de agente nocivo. O que oferece a segurança e proteção contra os raios UV é o Policarbonato de boa qualidade. Os níveis de proteção dos óculos são medidos nos laudos para emissão do CA, e independente da cor ou tonalidade das lentes, você tem este tipo de proteção.

Os óculos da Danny por exemplo, filtram até 99,7% dos raios UV, enquanto alguns óculos de sol tradicionais e até de marcas famosas filtram em média de 77% à 85%.

Detalhe: Este é só um exemplo de proteção que todos nós deveríamos nos preocupar em ter.

Falando ainda sobre quando utilizar, além da proteção dos raios UV, temos que pensar na proteção da luminosidade intensa de maquinários e de ambientes de solda, quando não estão devidamente reservados.

Além destes, temos também os riscos com partículas suspensas, projeções multidirecionais, respingo de produtos químicos, ambiente com troca repentina de temperatura, entre outros. E seja qual for o tipo e intensidade do risco é necessário se utilizar os óculos de segurança.

Aproveite para ler sobre os 3 modelos de óculos de proteção mais usados para graduação

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARA ADEQUAÇÃO DOS ÓCULOS DE SEGURANÇA

#1 Analise as condições ambientais, NR 09, sempre basilar

Entenda os riscos, por exemplo em um ambiente com muito particulado suspenso é melhor utilizar óculos com maior vedação, para isto temos óculos com elásticos que se acomodam no rosto e possuem uma ventilação indireta, evitando o embaçamento dos óculos e garantindo que o particulado não entre.

Se está em uma linha de montagem onde o risco é de uma peça ou fragmento se projetar, utilize óculos tradicionais de hastes.

Para colaboradores que realizam tarefas em espaços confinados, os modelos híbridos são indicados, pois tem a opção do uso com haste e são intercambiáveis para uso de elásticos também. Estes são mais colados ao rosto garantindo mobilidade e não prejudicam a visão periférica.

 

#2 Preze por qualidade

Escolha produtos de marcas confiáveis, que utilizam matéria prima virgem e de grau ótico, isso evitará problemas como dores de cabeça, efeito de graduação nos óculos (conhecido também como efeito aquário), cansaço ao final da jornada, entre outros problemas.

Sempre solicite os laudos de testes, eles vão te mostrar exatamente os níveis de proteção contras raios UV, respingo de produtos químicos, além de relacionar todos os ensaios por qual aquele modelo passou.

 

#3 Modelo dos óculos

Hoje temos uma gama imensa de modelos de óculos de proteção, mais abertos, mas curvos, com protetor nasal injetado ou com silicone para ter mais conforto, por vezes isso até dificulta a escolha.

Aqui, sendo direto ao ponto, temos que nos conscientizar que o público de qualquer indústria em território nacional é um dos mais diversificados do mundo, a nossa miscigenação traz um desafio quando falamos de adequar um modelo de óculos para uma fábrica inteira. Observe as diferenças entre a face de uma pessoa com traços orientais para as de uma com traços indígenas ou afro por exemplo, a altura da maçã do rosto, largura e formato do nariz, é sempre importante ter ao menos dois modelos homologados e a disposição para que cada colaborador utilize o que tem melhor acomodamento em seu rosto.

Se os óculos estiverem encostando na maçã do rosto do colaborador ele provavelmente vai embaçar mais rápido ou ficar se mexendo toda vez que ele falar ou mudar sua expressão fácil, isso também pode causar cansaço e dores de cabeça.

 

#4 Escolha da coloração da lente

As cores têm funções específicas:

 – Lente cinza ou fume: tem por função dar mais conforto visual para quem trabalha em áreas ao ar livre.

– Lente in-out: no caso de empilhadeiristas e de quem trabalha até o final do dia quando a luminosidade natural começa a diminuir, o ideal são lentes in-out, pois elas se adequam ao nível de luminosidade, oferecendo mais conforto visual se o risco do colaborador perder visibilidade.

Aproveite para ler sobre as funções e utilizações dos óculos In Out

 Lente âmbar ou amarela: diminuem o contraste azul da retina e te proporcionam um foco maior no seu ponto de visão, são ideais para trabalhos com pouca visibilidade.

 Lente verde: no caso de ambientes de solda ou com alta projeção de luminosidade intensa, procure adequar lentes verdes. É importante intender que não substituem as máscaras de solda, nem em processos de ponteamento.

– Lente incolor: e por fim, a lente incolor é recomendada para ambientes interno e de luminosidade controlada.

 

#5 Teste o EPI

Nunca adeque um EPI sem realizar um teste de campo com colaboradores mais experientes, o feedback deles é o fator mais importante para a eficácia da proteção.

 

Esperamos que as dicas de hoje tenham contribuído no seu processo de adequação dos óculos de segurança e agradecemos por nos acompanhar nesta jornada. Buscamos oferecer conhecimento para melhorar o nível de proteção dos trabalhadores e reduzir as estatísticas de acidentes.

Não deixe de dar sugestões e feedbacks através do formulário Fale Conosco, até a próxima!

Descubra a maneira mais eficaz de escolher o óculos de segurança ideal