Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Cuidados adicionais no transporte público em tempos de pandemia

Apesar das recomendações sanitárias de distanciamento social e ficar em casa, sabemos que uma parcela da sociedade não consegue trabalhar em casa e precisa se deslocar para manter o seu sustento. Além de cuidados básicos como o uso de máscara, separamos recomendações adicionais para o uso de transporte público caso seja necessário seu deslocamento.

 

#1 EVITAR DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS

Só saia de casa para trabalhar e para atividades estritamente necessárias. Frequentar bares e lanchonetes e ir à praia não são atividades essenciais, assuma sua responsabilidade e evite sair de casa. Quanto menos você entrar em contato com outras pessoas, menor o risco de contaminação.

 

#2 MANTER AS JANELAS ABERTAS

Locais ventilados que permitem maior circulação de ar evitam a contaminação do Coronavírus.

 

#3 ADAPTAR DESLOCAMENTOS DESNECESSÁRIOS PARA OS HORÁRIOS MENOS MOVIMENTADOS

Atenção aos horários em que o transporte é mais movimentado em sua cidade. Saia mais cedo de casa! Se precisar ir ao médico, marque horários em que o transporte é menos movimentado.

 

#4 CUIDADO ONDE VOCÊ TOCA

Após tocar em corrimões, catracas, etc… não leve a mão aos olhos ou a máscara. Se precisar ajeitar a máscara faça o uso de álcool em gel antes e depois de manusear o EPI.

 

#5 HIGIENIZE AS ROUPAS

Imediatamente após chegar em casa, tome um banho e separe a roupa para lavar. Não reutilize a roupa sem lavá-la.

Aproveite para saber: como proceder ao chegar em casa da rua?

 

#6 OUTROS MODELOS DE TRANSPORTE

Se sua condição financeira permite, prefira o uso de taxis e aplicativos de transporte individual. Uma alternativa é o uso de bicicletas e patinetes, além de ser uma ótima opção para evitar a aglomeração do transporte público, é uma forma de praticar exercícios e manter a boa forma também.

 

Se está demonstrando qualquer sintoma do Coronavírus, não use transporte público.

Desloque-se através de veículo particular ou ligue para o Disque Saúde através do 136. Cuidado para não colocar a vida de outras pessoas em risco!

 

Compartilhe essas informações com as pessoas que você conhece e usam transporte público. Referências de cuidado e prevenção podem salvar vidas. Cuide-se e cuide dos seus.

Com boas práticas de convívio social, podemos combater a pandemia do Coronavírus.

Confira outros posts do Editorial COVID-19 para se manter informado.

Fontes: A>C Camargo e Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getúlio Vargas (FGV CERI – 2020)

Cuidados adicionais no transporte público em tempos de pandemia