Dicas

20 de outubro de 2021

Compra de EPI: tudo o que você precisa saber para acertar na escolha

pt https://www.danny.com.br/public/files/Ue8gbvWdXIUyMkZ7l8xzpEbRU2c2Hy6TQmdqeA45.png

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPIs, são a melhor forma de proteger o trabalhador na execução das atividades diárias no serviço. A empresa, além de promover a utilização, deve acertar na compra do EPI de qualidade, possibilitando mais segurança para o meio ambiente no descarte. Por isso, escolher um fornecedor de confiança é fundamental para que esses itens atendam todos os requisitos estabelecidos nas normas e leis. Existem pontos relevantes que devem ser analisados nessa busca: quantidades ideais do produto e especificidades, conforme o cenário de trabalho. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba como acertar na escolha do EPI!

Os critérios importantes para a compra de EPI

Saber realizar uma boa compra de EPI vai além de escolher a opção com menor custo para o negócio. Pontos importantes como a qualidade, experiência e  segurança do item são vitais para possibilitar boa execução das atividades de trabalho. Assim, existem critérios importantes que devem ser seguidos para a realização de uma melhor compra de EPI pela empresa.

Entender a real necessidade da empresa

Esse é um dos principais critérios antes de executar a compra dos equipamentos. Entender a necessidade real e demanda do negócio é fundamental para promover melhor visualização dos itens que devem ser solicitados. Outro ponto importante é ter uma noção da quantidade necessária de EPIs. E, existem análises específicas, como: 

  • finalidade de cada EPI;
  • condições de execução do trabalho;
  • entendimento da atividade que será realizada.

Saber as especificidades necessárias de cada material

Mais um critério relevante para comprar EPIs de qualidade é saber a especificidade necessária de cada material. Um ótimo exemplo é o protetor auricular de um trabalhador do ramo automotivo — esse é diferente de um trabalhador na área da construção civil. Após avaliar a necessidade e os fatores de risco de cada atividade a ser executada, analise: 

  • nível de agressividade do processo;
  • matéria-prima e resistência do EPI;
  • certificações que garantem a eficiência do EPI;
  • necessidade de tato e destreza para execução da atividade.

Fazer a gestão de compras

Empresas têm a percepção de que a compra do EPI é a última etapa para a escolha desses itens. E, essa ideia não é correta, visto que existem algumas fases após a concretização do negócio. A gestão de compras efetiva conta com o controle em pontos específicos, como: 

  • controlar as quantidades, tipos e até pontos de qualidade dos itens, quando recebidos;
  • realizar o acompanhamento das movimentações do material, controlando a logística até o recebimento no local;
  • efetuar controle dos prazos estipulados em contrato, garantindo que os EPIs serão entregues em tempo hábil para uso dos funcionários.

Contar com fornecedores de confiança e qualificados

Contar com fornecedores de confiança e qualificados é uma das principais formas de manter a segurança na execução de atividades. A Danny EPI é um ótimo exemplo do fornecedor ideal, referência no mercado onde atua. A marca tem a preocupação com a experiência do consumidor, incorporando as tecnologias mais avançadas para potencializar a eficiência do EPI. Os equipamentos têm alta performance, proporcionando maior segurança para o trabalhador. Outro ponto importante, de contar com fornecedores de qualidade, como a Danny EPI, é o seu reconhecimento no mercado. As empresas parceiras sentem satisfação em aproximar sua imagem com a Danny EPI, devido à confiança e preocupação com a melhor utilização dos equipamentos de proteção individual. Entre em nosso site e conheça mais sobre a linha completa de produtos de proteção individual que a Danny EPI pode oferecer para seu negócio!