Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Álcool em gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão?

Em tempos de pandemia, este tema ganha ainda mais importância e relevância. Por isso, separamos algumas orientações sobre a higiene das mãos, indicando quando é adequado a higienização com água e sabão ou álcool em gel. 

Muitas pessoas têm optado por utilizar o álcool em gel para manter as mãos higienizadas nos momentos em que não é possível lavá-las com água e sabão. Mas, assim como em todo processo, é preciso saber a maneira certa de fazer essa higienização para o alcance da proteção necessária contra os micro-organismos causadores de doenças.

 

Álcool em gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão?

O álcool em gel, em alguns casos, pode substituir o processo de lavagem das mãos com água e sabão, mas para que sua proteção seja eficaz, é preciso usar o álcool adequado, assim como aplicá-lo de forma correta. 

Siga as recomendações abaixo:

1. Utilize o álcool em gel 70%!

A função do álcool em gel é eliminar possíveis micro-organismos causadores de doenças e se este for menor que 70%, não apresentará a eficiência necessária para cumprir seu papel.

 

2. Não esqueça dos punhos!

Além das mãos, também é preciso aplicar o álcool em gel nos punhos para promover a higiene corretamente.

 

3. Atenção ao tipo de álcool!

Para higienizar as mãos, punhos, recomenda-se o álcool em gel. Para higienização de algumas superfícies e objetos, orienta-se o uso do álcool líquido com concentração de pelo menos 70%.

 

4. Lavagem com água e sabão

Lavar as mãos com sabão em água corrente ainda é o procedimento mais indicado, além de eliminar os agentes causadores de doenças, também limpa a sujeira visível.

Se você tiver as duas opções ao seu alcance, opte por utilizar água e sabão. Caso não seja possível, o álcool em gel 70% cumprirá seu papel em te manter protegido naquele momento.

 

O hábito de lavar as mãos com frequência é algo que não deve deixar de fazer parte da nossa rotina

Não estamos falando apenas do coronavírus, mas existem inúmeras doenças que podem ser evitadas com esse simples gesto que dura no máximo 30 segundos: gripes, resfriados, conjuntivite, infecção por salmonela, hepatite A, infecções gastrointestinais, entre outras.

 

Quer saber mais sobre a importância de lavar as mãos e quais ambientes dentro e fora do ambiente de trabalho são necessários a higienização das mãos?

Veja o artigo abaixo:

Importância da Higiene das Mãos

 

A prevenção está nas suas mãos! Cuide-se.

A Danny reforça a importância em cumprir as recomendações e medidas de higiene para o combate ao coronavírus.

Juntos, somos mais fortes na superação da pandemia.

Fontes: UNICEF (Fundo das Nações Unidas Para Infância) e CDC (Center for Disease and Prevention)

Álcool em gel substitui a lavagem das mãos com água e sabão?

Categorias