Atendimento Nacional (11) 3133.5766

7 passos para manter a qualidade de vida na quarentena

Em tempos de quarentena, como manter a qualidade de vida?

Toda situação desconhecida, inesperada ou incerta faz com que nos sintamos inseguros, indefesos. E o que fazer para amenizar os sintomas de ansiedade e viver de maneira mais saudável? Pensando sobre o que podemos aprender nessa fase, separamos algumas dicas para você:

 

1- Evite o bombardeio de informações na quarentena

Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação e, ultimamente estamos sobrecarregados de notícias. Uma dica importante durante a quarentena é não ficar o dia todo buscando noticiários na tentativa de estar 100% dentro do que acontece ao redor do mundo. Escolha um horário específico e uma fonte confiável de informação, assim você não passará o dia todo focado nisso.

 

2- Estabeleça uma rotina

Para quem está em home office, especificar horários de início e fim de expediente, organizar suas reuniões, estabelecer metas diárias pode ser uma estratégia eficaz e ajuda a manter a mente organizada, ativa e positiva.

 

3- Mantenha o contato social, mesmo à distância

Podemos estar isolados em casa, mas continuamos rodeados de pessoas. Existem canais de comunicação para nos manter conectados e ter momentos sociais. Sendo assim, conecte-se, compartilhe seu dia e suas experiências, fale mais com as pessoas, isso vai te fazer bem.

 

4- Lembre-se do autocuidado

Ao longo dos dias de quarentena, algo essencial para incluir na rotina é reservar um tempo só seu. Separe um momento para relaxar, ler um livro, fazer exercícios físicos, algo que seja realmente para você.

Neste momento é natural não termos tanta motivação… mas autocuidado também é respeitar seu tempo para processar o que está acontecendo à sua volta.

 

5- Alongue-se

Se estiver de home office, deve lembrar que a realidade do escritório agora está na sua casa. Isso significa que você continua na companhia de um computador e gastando longas horas em frente a ele. A dica aqui é fazer pequenas pausas durante o expediente para alongar-se, assim, você irá cuidar da sua postura e da sua saúde (física e mental). Faça um intervalo quando necessário e não se esqueça: evite ficar muito tempo na mesma posição.

 

6- Dê um unfollow terapêutico

Como já citamos, as pessoas são seres sociáveis. Ficar recluso em casa pode ser uma missão difícil, então fazemos uso da tecnologia para nos aproximar da família e dos amigos. Porém, se não forem bem utilizadas, as redes sociais podem consumir tempo além do necessário.

Existe muita coisa boa para fazer off-line, como ler livros, ver filmes, escutar músicas. A rede social precisa ser uma aliada do seu bem-estar e não causar seu adoecimento.

 

7- E para aqueles que não podem se isolar

Embora o isolamento tenha seu preço, há quem esteja experimentando exatamente o outro lado por não poder ficar em casa. Essas pessoas, além de reforçarem a precaução contra o coronavírus, também podem utilizar algumas das dicas acima para aliviarem o próprio estresse, como usar as redes sociais para manter contato com família e amigos.

 

Portanto, a receita para viver melhor e ter mais qualidade de vida em tempos de COVID-19 e quarentena é manter a calma, sempre focando que o ideal é trocar o medo pela possibilidade de aprender e sair mais forte dessa situação.

 

Fonte: https://mindfulnessparaodiadia.blogosfera.uol.com.br/2020/04/01/mindfulness-em-tempos-de-coronavirus-quarentena

 

7 passos para manter a qualidade de vida na quarentena