Atendimento Nacional (11) 3133.5766

Os 3 modelos de óculos de proteção mais usados para graduação

Quem usa óculos graduados, sabe a importância deste equipamento em sua vida! Imagine não enxergar direito, isso pode te trazer diversos problemas, desde dores de cabeça até limitações quanto a locomoção.

Dentro do ambiente de trabalho os impactos são ainda maiores, podendo acarretar acidentes, alguns deles com sérios riscos a vida.

Pensando em você que tem colaboradores com este tipo de necessidade, trazemos o tema de hoje com o objetivo de agregar um pouco mais de informação, proteção e conforto a esses usuários.

Como escolher os óculos correto para se utilizar com lentes graduadas?

O ponto de partida para se escolher os óculos de proteção que aceite a graduação é sempre entender qual a necessidade do seu cliente interno, o usuário deste EPI.

Existem basicamente três modelos de óculos para este tipo de proteção:

 

  1. Óculos de hastes: os mais tradicionais, indicados para um uso mais leve como linhas de montagem, operadores de empilhadeira, equipes de manutenção, enfim, ambientes com poucas partículas de sujidade suspensas.

Estes óculos são mais indicados por terem um campo maior de visão livre, também se encaixam em praticamente todos os tipos de rosto, facilitam o uso inclusive de lentes multifocais.

 

  1. Óculos de maior vedação: para trabalhos em ambientes com maior quantidade de partículas suspensas como marcenarias ou trabalhos em espaços confinados, onde os óculos devem estar mais ajustados ao seu rosto.

Este tipo de óculos garante uma visão periférica maior, além de ser mais agradável para uso compartilhado com capacetes e máscaras semifaciais.

 

  1. Óculos tipo ampla-visão com tirante elástico: veda totalmente a entrada de partículas e respingos de umidade e/ou produtos químicos.

Neste modelo de óculos temos uma proteção mais específica, para riscos elevados e ambientes com partículas volantes multidirecionais ou na presença de produtos químicos. Neste caso, a lente de grau fica por dentro do óculos ampla-visão.

 

Qualquer ótica pode fazer lentes graduadas de proteção?

Está é uma dúvida frequente, mas a ótica só pode fazer a graduação em lentes de proteção se for devidamente homologada pelo fabricante dos óculos de proteção que vão utilizar.

Esta homologação é necessária para garantir que as especificações de qualidade e espessura mínima do policarbonato a ser utilizado para confecção da lente graduada sejam seguidas corretamente. Sem esta documentação, os óculos de proteção graduados não têm a proteção do CA – Certificado de Aprovação.

Procure saber se seu fornecedor atual está homologado pela marca de seus EPI, esta pesquisa pode ser feita diretamente na ótica ou com a marca do EPI. Caso você ainda não tenha um fornecedor definido, a marca de seus óculos de proteção deve te informar um parceiro homologado que garanta a qualidade e a procedência das lentes a serem utilizadas.

Preciso entregar este tipo de EPI ao meu colaborador?

Outra pergunta frequente é sobre a obrigatoriedade do fornecimento deste tipo de EPI, e sim, é obrigatório o fornecimento, previsto na NR 06!

No intuito de reduzir custo com EPI, não é incomum o fornecimento de óculos de sobreposição (óculos Persona) aos óculos de grau.

Porém o uso por tempo prolongado pode gerar incômodos, causando mais cansaço e até dores de cabeça, pois a sobreposição de duas lentes por um tempo longo de exposição e muitas vezes as condições de luz do ambiente podem trazer pequenas distorções à vista. Geralmente, recomenda-se este tipo de óculos para visitantes, que vão utilizar o EPI por um breve espaço de tempo.

Outro ponto é que pela simples sobreposição, estes óculos vão a todo momento se tocando, gerando um desgaste precoce tanto do óculos de proteção sobreposto, quanto do óculos graduado do colaborador.

A entrega de óculos de proteção graduado, traz – a longo prazo – menor custo e maior conforto e segurança aos seus usuários.

Esperamos ter ajudado com este texto, mas se ainda ficaram dúvidas, entre em contato com nosso time! Será um prazer contribuir na busca da melhor solução em proteção para seus colaboradores.

Gostou do texto de hoje? Não deixe de acompanhar o nosso blog para continuar informado sobre as novidades do mundo da segurança do trabalho!

Os 3 modelos de óculos de proteção mais usados para graduação