Coletes Refletivos

03 de março de 2021

10 Situações em que o colete refletivo deve ser utilizado

pt https://www.danny.com.br/public/files/cvO3D5MwG3EiDhC9jEnaEkdaIkOqBIh2rLELOhMV.png

Olá, neste texto vamos falar de um equipamento de segurança diferente, um que é imprescindível em diversas atividades, porém não é considerado um EPI, uma vez que não está relacionado nos anexos I e II da NR 06: Coletes refletivos. Antes de entrarmos no conteúdo sobre o equipamento, é importante relembrar que mesmo não sendo classificado como um EPI e não tendo um CA (Certificado de Aprovação), é um produto normatizado, e deve atender as exigências na norma NBR 15.292:2013 (Vestimentas de Segurança de Alta Visibilidade), enquadrando-se como uma vestimenta de Classe 2. Ao se enquadrar na Classe 2, ela garante maior visibilidade do indivíduo, isto é, ele oferece maior proteção a pessoa e maior tempo de reação aos motoristas e operadores de máquinas. Então não deixe de observar na etiqueta de seus coletes ou de solicitar aos seus fornecedores os laudos que garantem a qualidade e o atendimento as normas nacionais. Mas vamos lá, por que e em quais momentos eu devo utilizar este tipo de vestimenta de segurança?  

POR QUE UTILIZAR OS COLETES REFLETIVOS?

Os coletes refletivos de qualidade e que atendem as NBR 12.292:2013, devem ser confeccionados em tecido fluorescente e combinados com faixas retro refletivas com um X em suas costas e linhas paralelas frontais e horizontais em toda sua extensão, esta norma delimita inclusive a largura mínima destas faixas. Esta construção e a qualidade dos materiais empregados no colete vão garantir uma alta visibilidade do usuário durante o dia, e ao fim de tarde e noite, pois são consideradas todas as condições de luminosidade para se fazer os ensaios. Com maior visibilidade, os motoristas, sejam em vistas internas de sua empresa ou obras, assim como em ruas ou estradas, terão maior tempo de reação para reduzir a velocidade ou frear o veículo. Este raciocínio também se aplica aos operadores de máquinas como escavadeiras, empilhadeiras etc., fica muito mais seguro transitar em canteiros de obras ou dentro de grandes centros de distribuição, quando é possível se visualizar de longe um pedestre.  

AS 10 SITUAÇÕES MAIS COMUNS PARA USO DO COLETE REFLETIVO

  1. Canteiros de obra: Quem já acessou um canteiro de obrar sabe como é difícil transitar por vias que estão constantemente mudando e com alto tráfego de máquinas, equipamentos e caminhões. Seu uso nestes locais é imprescindível.
  2. Manutenção e operações em estradas de rodagem: Veículos em alta velocidade, quanto antes o motorista perceber na pista ou acostamento, maior seu tempo de reação e a sua segurança.
  3. Centros logísticos: Grandes CDs como são conhecidos, tem uma combinação perigosa, alto tráfego de pessoas, equipamentos e veículos de grande porte. Aqui não se pode brincar com a segurança no trânsito.
  4. Agentes e fiscais de trânsito: O trânsito urbano é um grande desafio, intervenções são necessárias e antes mesmo de se bloquear uma via você deve estar vestido com o colete refletivo para garantir sua segurança.
  5. Atividades em locais de pouca visibilidade: Regiões com condições frequentes de neblina e/ou alta incidência de chuvas, atividades de presença fumaça ou ambientes climatizados em baixa ou alta temperaturas que geram vapor ou baixa visibilidade.
  6. Motoristas profissionais: Dentro dos Kilts de segurança, todo caminhoneiro ou motorista profissional deve ter um colete para que possa vestir de imediato ao ter que sair de seu veículo no caso de acidente ou a necessidade de uma parada de manutenção inesperada.
  7. Profissionais de manutenção em linhas de transmissão elétrica ou telefonia: Este tipo de trabalho exige constante movimentação em centros urbanos com pouco espaço de trabalho, normalmente exposições em vias públicas.
  8. Identificação de agentes de segurança e apoio: É muito prático para se identificar a pessoa que se quer destacar, como um brigadista no momento de uma evacuação de emergência, por exemplo.
  9. Controladores e trabalhadores de pistas de pouso e decolagem: Com o alto tráfego de pessoas, equipamentos e veículos em fingers de aeroportos, ser percebido é fundamental para evitar um acidente.
  10. Comércio de ambulantes: Uma classe de trabalhadores comumente esquecida, mas a atividade de venda em vias urbanas é perigosa e oferecer uma visibilidade maior para este trabalhador pode ser a diferença entre um quase acidente e um acidente fatal.

  Esperamos que o conteúdo de hoje tenha demonstrado como um equipamento relativamente simples pode fazer a diferença na segurança de tantos trabalhadores. Contamos com você para continuar nosso trabalho, não deixe de fazer sugestões! Queremos saber: sobre o que você quer saber?